29 de abril de 2011

Festa da Comunidade São Felipe!

A Comunidade São Filipe – Conjunto Arvoredo (Tancredo Neves – Paróquia São Gonçalo do Retiro) festeja o seu padroeiro a partir do dia 1º de maio. O tema “Quem me vê, vê também o pai” (Jo 14, 9) é o motivador das celebrações, que acontecem até o dia 8 de maio. Confira a programação:



Domingo 01/05
Santa Missa com Padre Gildeon às 10h

Segunda 02/05
Noite Mariana – Participação Arautos do Evangelho às 19h30

Terça 03/05
Santa Missa ao Padroeiro São Filipe – Padre Ligivaldo às 20h

Quarta 04/05
Noite do Dízimo e Família – Palestra e Animação às 19h30

Quinta 05/05
Louvor e Adoração – Aldemar Rios e Aloísio (Amigos da Fé) às 19h30

Sexta 06/05 – Noite do Perdão e da Conversão
Confissões às 15h
Oração ao Sagrado Coração de Jesus às19h
Confissões ás 19h30
Celebração da Palavra com Diácono Valfredo às 19h30
Tema: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34)
Sábado 07/05
Missa das Crianças com Padre Cleiton às 8h30
Noite da Juventude com Animações, Apresentação e Música às 18h
Tema: Drogas, vou não quero não.
Domingo 08/05 – Terço da Aurora às 06:00h
Procissão saindo da Igreja Bem Aventuranças às 17h
Terço da aurora ás 18h
Missa festiva com Padre Cleiton às 19h

21 de abril de 2011

A Páscoa

A Data da Páscoa

A fixação das festas móveis decorre do cálculo que estabelece o Domingo da Páscoa de cada ano. A Páscoa deve ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que segue o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte (21 de março). Se esse dia ocorrer depois do dia 21 de abril, a Páscoa será celebrada no domingo anterior. Se, porém, a lua cheia acontecer no dia 21 de março, sendo domingo, será celebrada dia 25 de abril. A Páscoa não acontecerá nem antes de 22 de março, nem depois de 25 de abril. Conhecendo-se a data da Páscoa, conheceremos a das outras festas móveis. Domingo de Carnaval – 49 dias antes da Páscoa. Quarta-feira de Cinzas – 46 dias antes da Páscoa. Domingo de Ramos – 7 dias antes da Páscoa. Domingo do Espírito Santo – 49 dias depois.Corpus Christi – 60 dias depois.

Símbolos da Páscoa

Cordeiro: O cordeiro era sacrificado no templo, no primeiro dia da páscoa, como memorial da libertação do Egito, na qual o sangue do cordeiro foi o sinal que livrou os seus primogênitos. Este cordeiro era degolado no templo. Os sacerdotes derramavam seu sangue junto ao altar e a carne era comida na ceia pascal. Aquele cordeiro prefigurava a Cristo, ao qual Paulo chama “nossa páscoa” (1Cor 5, 7).
João Batista, quando está junto ao Rio Jordão em companhia de alguns discípulos e vê Jesus passando, aponta-o em dois dias consecutivos dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jô 1, 29 e 36).Isaías o tinha visto também como cordeiro sacrificado por nossos pecados ( Is 53, 7-12). Também o Apocalipse apresenta Cristo como cordeiro sacrificado, agora vivo e glorioso no céu. ( Ap 5,6.12; 13, 8).



Ovo: O costume e a tradição dos ovos estão associados com a Páscoa há séculos. Símbolo da fertilidade e nova vida. A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O sepulcro de Jesus ocultava uma vida nova que irrompeu na noite pascal.











Coelho: Por serem animais capazes de gerar grandes ninhadas e reproduzirem-se várias vezes ao ano, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos de Jesus, Filho de Deus.






Pão e vinho: Na ceia do Senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.



Cruz: A cruz mistifica todo o significado da Páscoa na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicéia, em 325 d.C., Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Símbolo da Páscoa, mas símbolo primordial da fé católica.




Círio Pascal: É uma grande vela que é acesa no fogo novo, no Sábado Santo, logo no início da celebração da Vigília Pascal. Assim como o fogo destrói as trevas, a luz que é Jesus Cristo afugenta toda a treva do erro, da morte, do pecado. É o símbolo de Jesus ressuscitado, a luz dos povos. Após a bênção do fogo acende-se, nele, o Círio. Faz-se a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois cravam-se cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus, e as letras “alfa” e “ômega”, primeira e última letra do alfabeto grego, que significam o princípio e o fim de todas as coisas.



FONTE: Diocese Palmas-Francisco Beltrão/PR

17 de abril de 2011

III Ressucita Jovem!


No dia 24 de abril, Domingo de Páscoa, às 14h, a comunidade de Candeias – BA será contemplada com o II Ressuscita Jovem. O evento, promovido pela Pascom do Santuário Nossa Senhora de Candeias,  acontecerá na Praça Irmã Dulce e será animado pela banda Partir do Alto. Ao final, tdos participarão da Santa Missa.
As camisas custam R$15,00 e podem ser encontradas na secretaria paroquial, localizada na Travessa Presidente Kennedy, 07 – Centro – Candeias-BA. Mais informações, ligar para (71) 3601-1942.
FONTE: Arquidiocese de Salvador

15 de abril de 2011

Dom Murilo Kriger Completa 26 anos de Episcopado


Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, Dom Murilo teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Realizou os estudos de primeiro e segundo graus no Seminário de Corupá, SC, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
            Em 1964 ingressou nessa Congregação e iniciou o curso de filosofia em sua cidade natal. Os estudos de teologia foram na cidade de Taubaté, SP (1966-1969). Dom Afonso Niehues foi quem presidiu sua ordenação presbiteral em sete de dezembro de 1969, em Brusque. Sua ordenação episcopal aconteceu em Brusque, no dia 28 de abril de 1985, presidida por Dom Afonso Niehues, o mesmo que o ordenara padre 15 anos antes. Escolheu como lema episcopal: “Deus caritas est” (1Jo 4,16).
No dia 28 de abril, uma missa em ação de graças marca os 26 anos de ordenação episcopal de Dom Murilo Krieger, scj, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. A celebração será às 7 horas, na Capela Sagrada Família, no Garcia. Padres, religiosos, diáconos e os leigos são convidados a participar deste momento.
FONTE: Arquidiocese de Salvador.

Festa de São Marcos, será celebrada após a Semana Santa



A Igreja festeja o apóstolo e evangelista São Marcos no dia 25 de abril. Como neste ano a data comemorativa coincide com a Semana Santa, a paróquia dedicada ao santo, no bairro Fazenda Grande III (rua Demerval de Souza Gusmão, 135, Qd D, Cajazeiras, tel. 3395-3772) presta sua  homenagem ao padroeiro no dia 8 de maio.
Os preparativos para a festa iniciam a partir do dia 29 de abril com um novenário. As celebrações acontecem sempre às 19h30, na igreja matriz. Na segunda noite, dia 30, a comunidade realiza um casamento durante a novena. No dia 8 de maio, as homenagens se encerram com uma Missa solene às 19h30.
FONTE: Arquidiocese de Salvador.

12 de abril de 2011

Caminhada de Ramos, Abre a Programação da Semana Santa


No próximo domingo, 17 de abril, os católicos iniciam as celebrações da Semana Santa. Na Arquidiocese de Salvador, aprogramação será aberta pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj com a Missa de Ramos, a partir das 7h30, no Campo Grande. Após a benção dos ramos, os fiéis tomarão as ruas do centro de Salvador para reviver a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, sendo saudado pelo povo como Rei dos Judeus. A caminhada segue em direção a Praça Municipal, onde tem continuidade a missa.
            A presença da juventude na atividade é marcante, pois na entrada de Cristo em Jerusalém, os jovens eram maioria. Neste dia, o Papa realiza o Dia Mundial da Juventude que tem ressonância em todo o mundo e também em Salvador. É uma espécie de renovação do compromisso da juventude no com a fé e evangelização. A Pastoral da Juventude de Salvador, vai aproveitar a ocasião para fazer panfletagem da campanha contra a violência o extermínio de jovens. Há 3 anos, a pastoral estuda e discute o tema para apontar saídas para o problema.
            Até o Domingo de Páscoa, 24 de abril, uma série de celebrações renova nos fiéis a essência da fé católica: a ressurreição. Dom Murilo preside as missas e cerimônias da Semana Santa, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. Mas durante todo este período acontecerão as mesmas celebrações em todas as paróquias da Arquidiocese, presididas pelos padres que animam a vida eclesial nelas. Os horários variam de acordo com a realidade de cada paróquia.
FONTE: Arquidiocese de Salvador.

11 de abril de 2011

Dom Murilo Kriger na Assembleia Legislativa da Bahia


O engajamento da sociedade em ações que possam minimizar os danos causados ao meio ambiente foi o pedido do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, durante sessão especial em homenagem a Campanha da Fraternidade 2011, realizada na Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira (7). Durante sessão proposta pelo líder do PT, o deputado estadual Yulo Oiticica, o Arcebispo abençoou a Bancada Católica, recém formada no legislativo.
Com o Tema Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação Geme em Dores de parto” (Rm 8,22), a CF 2011 promove uma reflexão sobre a deteriorização do meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, suas causas e conseqüências. A sessão reuniu centenas de fiéis oriundos de diversas paróquias de Salvador, religiosos, além de especialistas e militantes na área de meio ambiente.
Sempre engajado nas reflexões propostas pela Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o deputado estadual Yulo Oiticica destacou em seu discurso a importância do tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasial (CNBB). “Quero destacar a coragem da CNBB, que sempre escolhe temas relevantes e polêmicos com a perspectiva de abrir um amplo debate, visando o pagamento das dívidas sociais deste país”, disse o parlamentar petista.
Palavra de Arcebispo – “Individualmente, pouco poderemos fazer para reverter a situação atual de nosso planeta. Mas, à medida que as comunidades cristãs, as pessoas de boa vontade e a sociedade se conscientizarem sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, poderemos ter esperança de que a situação de nosso mundo melhorará”, disse Dom Murilo. Durante sessão, o Arcebispo pediu o comprometimento da bancada católica nas ações legislativas. “Que os deputados desta casa construam leis cada vez mais justas que favoreçam o povo”, destacou o cardeal.

Torneio de Futebol da Paróquia Nossa Senhora da Luz


FONTE: Paróquia Nossa Senhora da Luz! 

7 de abril de 2011

Serviços Sociais da Paróquia Nossa Senhora da Luz


Neste mês de abril, serão iniciados os projetos de serviços sociais da paróquia Nossa Senhora da Luz.  Dentre as opções estão as Capacitações para Serviço Doméstico, Culinária, Artesanato e Cuidador de Idosos. O primeiro começa já no dia 9 de abril. Confira!
  • Qualificação para o Serviço Doméstico: Capacita grupos, com experiência profissional ou não,na área serviço doméstico residencial, visando qualificá-los para execução das tarefas profissionais que caracterizam a atividade. Início: 9 de abril
  • Culinária: Capacitação de pessoas que queiram trabalhar ou aperfeiçoar-se na área (o curso ensina salgados, doces, bolos confeitados, pão delícia, toda parte de culinária festa. Início: 13 de Abril
  • Artesanato: Curso de Vagonite, macramê, ponto de cruz,bordado e fuxico, pintura em tecido, customização de camisetas.
  • Cuidador de Idosos:O curso tem como objetivo capacitar pessoas que já trabalham ou queiram trabalhar com idosos, bem como familiares que tenham interesse em receber informações sobre como tratá-los e entendê-los.
Mais informações, ligar para (71) 33531196 ou entrar em contato pelo e-mail: ccpsocial@pnsluz.com.br

2 de abril de 2011

Festa da Comunidade São Dimas terá Manifestação Solidária!

Paróquia São Gonçalo do Retiro realizará a festa da Comunidade São Dimas no dia 3 de abril, no Circo Maravilha - Baixinha de Santo Antonio (ao lado da Avenida Luiz Eduardo Magalhães). Durante o evento, será feita uma manifestação para cobrar dos órgãos públicos uma solução os problemas que atigem a comunidade. A concentração será às 14h e a Missa Solene às 16h, presidida pelo pároco Monsenhor Maurício Abel.


Reveja o caso - Em 2007, a construção irregular de um hotel afetou as estruturas de uma creche e de um centro comunitário do local, que diante das dificuldades, tiveram que ser demolidas. A creche atendia gratuitamente 35 crianças do bairro, enquanto o centro comunitário da Igreja de São Dimas era sede de cursos profissionalizantes para os moradores. Com a demolição desses espaços, as pessoas foram prejudicadas e ainda esperam por alguma providência.


FONTE: Arquidiocese  de Salvador.